Um espelho de tudo o que me vai pela cabeça

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Os Idiotas

São uma espécie que me persegue. Talvez a culpa até seja minha. Sempre muito querida, muito simpática (embora quem me conheça bem saiba que a maior parte das vezes por dentro estou a ser má e crítica ao limite...). Tenho esta mania absurda de querer que todos gostem de mim. Indiscriminadamente. E claro, juntamente com toda a boa gente que conheço, vem gente que não interessa nem ao menino Jesus (diz que ele se interessa por tudo e todos...).

No dicionário, idiota é aquele que tem espírito curto, ignorante, falto de inteligência, parvo, estúpido, ignorante, imbecil. Eu sou mais abrangente. Considero idiotas também aqueles que são tão inteligentes, tão cultos, tão interessantes, que se esqueceram do que é ser fútil e divertido só porque sim. Que não são capazes de uma conversa absurda só porque não faz sentido. Que se levam tão a sério que não se sabem rir das próprias idiossincrasias.

Pois é esse tipo de gente que volta e meia navega pelas mesmas moléculas de oxigénio que eu. Triste sina a minha, na verdade. É sempre o amigo do amigo que se cola e que tenta ser meu amigo também. E, de repente, do nada, está em toda a parte. E já não consigo fazer nada sem que ele lá esteja tembém. É a pessoa cujas piadas não têm piada, cuja conversa adormece uma criança hiperactiva e que se considera (e, mais grave, é muitas vezes considerado/a): interessante.

Ora esta é uma questão que me angustia. Até porque ultimamente tenho menos tempo livre, logo é necessário passá-lo com pessoas de quem gosto verdadeiramente. Mas, acima de tudo, chateia-me o impingimento. Aborrece-me que se colem. Pior. Como depois sou querida, simpática, amável e divertida (ao lado deles, o Saramago é o Benny Hill), não me largam, não desgrudam.

E o que me lixa, o que me deixa para lá de furibunda, é que ainda tenho de ouvir o amigo comum "ah e tal, ele/a não é o máximo?", "é um espectáculo, não é?". O que, com o bom feitio que todos me reconhecem, faz com que mande TUDO às urtigas - que é como quem diz mando o amigo/a e o/a idiota para o grande livro dos excluídos e esquecidos da minha vida.

2 Comments:

Blogger Zozô said...

Mas uma pessoa inteligente é precisamente aquela que sabe rir-se de si própria. :)

6:45 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Nunca cheguei ao extremo de fazer essa separação de tipos de pessoas. Acho que, de uma forma crua e racional, tens razão.
O que eu quero, no fundo, mesmo mesmo, são é beijocas!

7:30 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home

 
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com