Um espelho de tudo o que me vai pela cabeça

segunda-feira, novembro 28, 2005

Grizzly Man

É a história de um homem que prefere os ursos aos homens. Não, não se trata apenas de um ambientalista. É, provavelmente, mais um inadaptado. O que mais gostei no filme foi a abordagem do realizador. Não quis exacerbar o herói, nem destruir o mito. Quis conhecer o homem.
Ele, o Grizzly Man, acha que faz tudo pelos ursos. Afirma várias vezes que morreria por eles. Acho que o faz pelo próprio ego e pelo prazer que tem em ouvir a própria voz. Ele tinha carisma. Os amigos adoravam-no. As amigas nem se fala. Acho que ele era uma daquelas pessoas que se afasta do mundo porque o mundo não os adora como devia. Os psicólogos insistem em ver neles pessoas de fraca auto-estima. Acho que não. São pessoas com uma auto-estima tão consolidada que se dão ao luxo de, simplesmente, julgarem que é o mundo que está todo errado ao não reconhecer a sua genialidade. Por isso prefere viver entre os ursos. Eles não o julgam, perante eles, ele é o maior. Filma-se a si mesmo como quem filma os ursos. É vaidoso, o que mostra que o ar desleixado faz parte de uma personagem bem estudada.

Julgo que o carisma destas pessoas advém do facto de escaparem àquilo que corroi o resto dos mortais. A busca da perfeição. Estes seres acham que já a alcançaram e não se esforçam por mudar. Mais: condenam o mundo por não a reconhecerem. Este tipo de pessoas exerce sobre mim algum fascínio. Em certa medida são o oposto de mim. Não se enganem, nada me aborrece mais que a perfeição, seja de traços, seja de pensamentos, seja do que for. Mas a busca, a conquista dessa perfeição fascina-me. Encontrar alguém que acha o oposto, que encontra na sua mediocridade uma arrogância e pretensão de perfeição "defeituosa", que desiste de mudar, que se acomoda sob a égide de uns quantos ideais que lhe trazem reconhecimento, desperta-me alguma atracção. Momentânea. Provoca em mim um misto de sensações.

São pessoas de quem gosto mas que desprezo ao mesmo tempo.

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Viste-o no King? Se sim, dá uma saltada à livraria, mais tarde... ofereço-te um livrito!

1:26 da tarde

 
Anonymous Anónimo said...

Bem!

11:26 da tarde

 

Enviar um comentário

<< Home

 
FREE hit counter and Internet traffic statistics from freestats.com